Entregar um projeto de construção de qualidade dentro do prazo e do orçamento é cada vez mais inédito. Embora recursos e financiamento limitados certamente desempenhem um papel nos resultados desfavoráveis, o desperdício e as ineficiências agravam o problema. Como resultado, muitas empresas de construção adotaram os princípios de construção enxuta para reduzir o desperdício e aumentar o valor ao longo do ciclo de vida do projeto.
Entre os empreiteiros que usam a metodologia enxuta, 84% relataram construção de maior qualidade, 80% relataram maior satisfação do cliente, 77% relataram maior produtividade na construção e 77% relataram maior segurança.
A construção enxuta é certamente uma palavra da moda do setor, e muitas empresas veem o valor de sua implementação; no entanto, não é usado universalmente, provavelmente devido à falta de conhecimento sobre o tema ou de ferramentas adequadas para sua implementação.
O que é o método Lean?
A construção enxuta é um método de gerenciamento de projetos que se concentra em minimizar o desperdício e aumentar o fluxo de valor para alcançar resultados mais bem-sucedidos. A metodologia Lean coloca as demandas do cliente em primeiro lugar e define as expectativas com base nos valores das partes interessadas. Além disso, o processo de construção enxuta é replicável, tornando o sucesso um resultado previsível.
Infelizmente, os projetos de construção costumam ter recursos limitados, prazos curtos e orçamentos apertados. A construção enxuta fornece uma estrutura para maximizar a produtividade e eliminar o desperdício para superar essas restrições.
Evolução do Lean
A metodologia Lean se origina na manufatura. Após a Segunda Guerra Mundial, a fabricante de automóveis Toyota criou um sistema de produção focado na redução do desperdício, melhorando o clima amistoso entre os funcionários e aumentando a satisfação do cliente. Outras empresas rapidamente captaram essas estratégias avançadas de produção e começaram a incorporá-las em seus setores.
Como os métodos enxutos abriram caminho na indústria da construção, o Lean Construction Institute foi estabelecido em 1997. O grupo visa desenvolver e compartilhar informações sobre como melhorar o gerenciamento de projetos de construção por meio de práticas de construção enxuta.
Princípios da Construção Lean
A construção enxuta se concentra em dois princípios centrais: eliminar o desperdício e aumentar o valor. Esses princípios são aplicados em todas as fases do ciclo de vida da construção, desde o projeto até a entrega, e por todas as partes interessadas, seja o proprietário, arquiteto, engenheiro, empreiteiro geral, subempreiteiro ou fornecedor.
Eliminando Desperdícios
A filosofia Lean visa eliminar não apenas o desperdício físico, mas também o desperdício de tempo e recursos. Portanto, cada atividade de construção é analisada para remover quaisquer etapas desnecessárias. Se não podemos eliminar totalmente o desperdício, ele deve ser minimizado tanto quanto possível.
As atividades de construção que devem ser revisadas para eliminar o desperdício incluem:
• Transporte: Simplificando o transporte de materiais e produtos para, de e ao redor do local.
Estoque excedente: Armazene apenas matérias-primas no local que sejam necessárias em um futuro próximo para limitar o manuseio duplo. Pratique o gerenciamento de estoque just-in-time – trabalhe com fornecedores e subcontratados para que os materiais cheguem quando necessários para a instalação e não antes.
• Espera: Limita as situações em que um recurso deve esperar por outro antes de prosseguir.
• Talento: combine o talento e o conjunto de habilidades do trabalhador com as atividades mais apropriadas para maximizar a produtividade.
• Superprocessamento: Elimine etapas desnecessárias em fluxos de trabalho que não agregam valor.
• Superprodução: não produza mais do que o necessário ou termine uma tarefa antes que a próxima possa começar.
• Retrabalho: Evita erros e defeitos de qualidade em tarefas que demandariam retrabalho.
Aumentando o valor do seu projeto de construção
Cada atividade na construção enxuta é examinada sob a ótica de seu valor, especificamente do ponto de vista do cliente. Na fase inicial de planejamento, entender por que um projeto é importante ou quais serão os benefícios abrangentes é discutido em grupo. Os valores estabelecidos moldam as expectativas em todas as fases do projeto.
Cada atividade deve agregar valor – uma tarefa é eliminada do fluxo de trabalho se não oferecer valor considerando a mão de obra, equipamentos e materiais necessários. O cenário ideal de construção enxuta é a criação de um “fluxo de valor” onde todas as atividades contribuem para agregar valor ao cliente.
Além de eliminar o desperdício e aumentar o valor, a construção enxuta também enfatiza a melhoria contínua, a propriedade dos funcionários e a satisfação das partes interessadas como princípios fundamentais.
Benefícios da Construção Enxuta na Indústria da Construção
Quando implementado com as ferramentas adequadas e em toda a organização, a construção Lean é um sistema de gerenciamento eficaz que leva a melhores resultados do projeto. Os benefícios comuns da construção enxuta incluem:
• Entrega do projeto no prazo: O exame minucioso de cada etapa do plano do projeto permite que as equipes eliminem toda e qualquer ineficiência. O progresso é acompanhado de perto e os atrasos são comunicados e mitigados. Com o pensamento enxuto implantado, é mais provável que os projetos sejam concluídos no prazo.
• Qualidade aprimorada: as atividades de valor agregado concentram-se na comunicação e na colaboração. Com todas as partes interessadas, incluindo empreiteiros e subempreiteiros, efetivamente trabalhando juntos em direção ao mesmo objetivo, o conflito e o retrabalho são reduzidos. A qualidade da instalação é significativamente melhorada, permitindo um processo de rotatividade e lista de pendências mais simplificado.
• Melhor controle de custos: a construção enxuta permite um melhor controle de custos, pois as ineficiências são removidas de todas as atividades do projeto. Além disso, o esforço para reduzir o desperdício geralmente se traduz em redução de custo.
• Condições de local mais seguras: Cada tarefa é examinada em um modelo de construção enxuta visando priorizar a segurança. Quaisquer riscos potenciais são identificados e mitigados para garantir que o trabalho permaneça seguro e produtivo. Um local de trabalho seguro é um pré-requisito para alcançar a construção enxuta.
• Maior Satisfação das Partes Interessadas: Os resultados melhores dos métodos de construção valorizam a moral das partes envolvidas. Os clientes se sentem mais confiantes na longevidade de seus projetos, aprovam a transparência dos processos e consideram outros projetos na mesma metodologia. Da mesma forma, os funcionários se sentem mais realizados em seu trabalho e buscam a melhoria contínua.
• Lucratividade aumentada: todos os benefícios mencionados anteriormente contribuem para um melhor resultado final. As empresas de construção que realizam projetos com rapidez e eficiência colhem os benefícios na forma de lucros mais altos.
Métodos para alcançar o Lean Construction
Embora a construção enxuta seja considerada mais uma filosofia do que qualquer outra coisa, certos métodos estabelecidos podem construir a estrutura para um projeto enxuto. Os processos a seguir podem ajudar a contribuir para um projeto de construção enxuta bem-sucedido.
Linha de Balanço
Linha de equilíbrio (LB) é uma forma de medir o progresso do projeto em comparação com o plano inicial. Na maioria das vezes, a comparação é gráfica e mostrada com um diagrama. As métricas do projeto, como custo ou porcentagem do trabalho concluído, são colocadas no eixo y e comparadas com o cronograma do projeto no eixo x. A LB pode ser usada para visualizar o progresso atual versus o progresso esperado, para que modificações de recursos possam ser feitas para permanecer no caminho certo. Além disso, os diagramas LB exibem uma taxa de produção que pode ser usada para prever o desempenho futuro.
Planejamento e programação invertidos
A programação tradicional do projeto de construção é linear, com cada atividade colocada em ordem sequencial. Infelizmente, muitas vezes carece de detalhes e ignora tarefas críticas que estão distantes no futuro. O planejamento invertido é o tipo de cronograma de projeto usado na construção enxuta. Com esse método de agendamento, o planejamento começa no final do projeto e funciona de trás para frente para garantir que cada detalhe seja devidamente considerado.
O planejamento invertido é altamente colaborativo – um líder de construção experiente reunirá representantes de cada empresa subcontratada para definir suas expectativas de progresso e discutir atividades que dependem de outros negócios. As sessões geralmente usam post-its codificados por cores colocados em uma parede em uma área comum, com cada nota representando uma atividade. Ele expõe todos os requisitos e restrições, para que a equipe possa trabalhar em conjunto para otimizar os recursos e alcançar os resultados desejados.
O Last Planner System
O sucesso do planejamento invertido depende da implementação do método de fluxo de trabalho Last Planner System (LPS). Desenvolvido pelo Lean Construction Institute, o LPS enfatiza o planejamento em grupo para responsabilizar cada empreiteiro e subempreiteiro pelo resultado prometido. Durante um exercício colaborativo, os representantes comerciais definem suas expectativas de produção e trabalham em todos os obstáculos que possam impedir o progresso. O indivíduo ou comércio que deve concluir seu trabalho antes que a próxima fase do trabalho possa começar é chamado de Last Planner. O título responsabiliza esse indivíduo, bem como todas as partes envolvidas na sessão de planejamento, por seu progresso.
Conclusão do projeto no prazo, sempre
Com as ferramentas e técnicas certas, a implementação da metodologia de construção enxuta permite resultados de projeto bem-sucedidos e clientes e funcionários satisfeitos.
Com informações de Buildots.